terça-feira, 20 de junho de 2017

A Bússola de Orientação

Uma bússola de Orientação e uma de Trekking: qual escolher?

Fonte: estranhanoparaiso.com.br
Viu-se, em um post anterior, que uma determinada construção das bússolas é mais adequada a atividades outdoor, como o Trekking e o esporte Orientação.
Dentro desta categoria de bússolas, algumas são desenhadas especificamente para atender às demandas do esporte Orientação. Isso porque, diferentemente do Trekking, a Orientação é uma competição em que o desempenho do atleta está relacionado ao menor tempo de execução da pista. A arquitetura do aparelho contempla o uso durante a corrida, de forma que o atleta não perca tempo no seu manuseio.
Para entender melhor as singularidades das bússolas de Orientação, questionamos três das maiores companhias mundiais produtoras de bússolas: a russa Moscompass, a finlandesa Suunto e a sueca Silva.

Autidó - O que diferencia a bússola de Orientação dos outros tipos de bússola?

Moscompass - A bússola de Orientação tem a imantação da agulha mais forte e um sistema adicional de estabilização. Você pode usar esta bússola durante a corrida. Ela permanecerá estável e rápida.
 
Suunto - A bússola de orientação tem características próprias, começando pelo líquido em seu interior e sua base feita em material plástico transparente que quando apoiada sobre um mapa facilita sua visualização e orientação. No caso das bússolas de orientação Suunto, foi patenteado invento desenvolvido por seu fundador, Tuomas Vohlonen, um líquido que diminui o atrito excessivo e evitava-se o congelamento em temperaturas negativas, o que gerava grande vantagem às tropas finlandesas no período de guerra em relação às tropas inimigas. O modelo usado em 1935 pelas Forças Armadas Finlandesas era o M-34. As bússolas da Suunto também são equipadas com lente, ampliando e facilitando a leitura e algumas delas com pontos luminosos, o que facilita a orientação noturna ou em cavernas.

SilvaA marca Silva foi fundada em 1933 na Suécia e é renomada mundialmente pela qualidade de suas bússolas, que se destacam pela estabilidade, rapidez e precisão.


Autidó - Por que eu deveria comprar a sua bússola e não a dos seus concorrentes?

Moscompass - A Moscompass é a líder de inovação na fabricação de bússolas. Silva e Suunto têm qualidade similar para os modelos top, mas seus preços são muito maiores.

Suunto - A marca Suunto é sinônimo de qualidade na fabricação de instrumentos de precisão. As bússolas de orientação Suunto, feitas à mão na Finlândia a 80 anos, tem garantia vitalícia, exceto se constatado mal-uso.

Silva - De uma maneira geral as bússolas podem ser divididas conforme a finalidade de seu uso. Basicamente, temos as recomendadas para iniciação, as profissionais (para mapeamento e atividades específicas) e as de competição (principalmente as de dedo).


Autidó - Onde eu posso comprar sua bússola no Brasil?

Moscompass - Nós temos dois parceiros no Brasil: orientista.com.br e bioimpedance.com.br. Também se pode pedir pela nossa loja virtual https://www.all4o.com/orienteering-compasses/thumb-compasses. Mas preste atenção no balanceamento. Poucos modelos Moscompass são balanceados para a região do Brasil.

Suunto - São diversas revendas que trabalham com bússolas e instrumentos de precisão SUUNTO, podem ser localizadas no link www.suunto.com/revendasbrasil ou diretamente na web Page www.suunto-br.com
 
Silva - Como distribuidores da marca atendemos somente pessoas jurídicas. Não fornecemos para o consumidor final, para estes recomendamos lojas como a Orientista (www.orientista.com.br)



Agradecimentos a Juris Dzenitis (Moscompass), Rogério Rocha (Suunto) e Ana Paula Arend (Silva).