quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Datum


Você já ouviu falar em datum?

Quem já ouviu, provavelmente foi fuçando um GPS.
A gente nem sabe, mas a invenção do datum é o que fornece a precisão necessária para os nossos maThe pas. A explicação do que é datum não é simples de entender, mas é interessante. Tudo está relacionado ao formato da Terra.
Estudos mais recentes sobre o formato do planeta mostram que ele é mais irregular do que se imaginava. Em tempos antigos, achava-se que a Terra era plana. Depois, que era uma esfera. Mais recentemente, entendem-na como uma esfera achatada nos polos. Um cientista da NASA já quer mudar esse conceito dizendo que a Terra lembra uma pera.
concordiaabchao.wordpress.com
O fato é que a Terra é muito mais irregular do que parece. Essa irregularidade traz um problema para os mapeadores. Porque mapas são expressões matemáticas gráficas que representam a superfície. Uma expressão matemática largamente utilizada para fazer mapas é a que trata a Terra como uma esfera achatada nos polos. O nome técnico desse formato é elipsoide. O elipsoide é definido por uma equação  matemática. Se tem uma expressão matemática, então dá pra fazer um mapa.
Só que...
Ao longo do tempo, os mapeadores verificaram que o elipsoide deveria ser ligeiramente modificado, de acordo coma região do planeta. Intuitivamente, a humanidade adaptou-se à irregularidade da superfície terrestre utilizando vários elipsoides diferentes para mapear.
Vamos atalhar a explicação por aqui antes que ela complique mais. Vamos considerar que
elipsoide = datum
Um desses elipsoides é o mais famoso do planeta, que é o usado no GoogleMaps: o datum WGS84. Nos mapas brasileiros, se vê o datum Córrego Alegre, o SAD69 e o novíssimo SIRGAS.

Na prática

Se você não estiver usando um GPS, não se preocupe. Pouco lhe importa se o seu mapa foi feito com o datum Córrego Alegre, ou SAD69, ou AGD84 (da Austrália). No entanto, se você for transportar uma coordenada de um mapa para um GPS, certifique-se de inserir mais essa configuração no aparelho, o datum, que sempre está anotado no canto do mapa.
Se o datum não for o correto, o seu GPS te condena a um erro considerável, podendo ser de poucos a milhares de metros do local certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário