quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Passagem das Estações e Orientação

Começa a Primavera

E qual a relação disso com a orientação???
Primeiro repare o seguinte: foi dito "orientação" com "o" minúsculo. Então está se falando da prática de se localizar no terreno de forma genérica e não do esporte especificamente.
O início da primavera se dá com o equinócio, fenômeno astronômico no qual o sol passa exatamente por cima da linha do Equador vindo do hemisfério norte. Amanhã, dia 22 de setembro, precisamente às 11 horas e 21 minutos, este fenômeno estará ocorrendo, marcando o início da estação. Não precisa se preocupar que esse fenômeno é rotineiro, não vem acompanhado de abalos sísmicos, nem de espetáculos visuais.
Apenas com o entendimento deste fenômeno já se pode basear a orientação. Isto porque em boa parte do ano o sol está sobre o hemisfério norte da Terra. Então, a linha imaginária que o sol percorre no céu nos indica o lado da face norte da Terra.
Achou enrolada essa técnica? Essa outra é quase infalível! A técnica do relógio.
Aponte a linha 6-12 do seu relógio para o sol, com o 12 mais próximo do astro. Se o relógio for digital, imagine que é de ponteiros. Aí, você pega a linha que divide ao meio o ângulo formado entre o ponteiro das horas (ponteiro menor) e a linha 6-12. Mas pegue o ângulo menor. Pois bem,essa linha que divide o ângulo, também conhecida como bissetriz, aponta exatamente a direção norte.
Tenta aí! De dia, por favor.
Uma ressalva. tudo o que foi dito aqui é válido para um observador que esteja no hemisfério sul da Terra. Se você for para Roraima ou para o Amapá, há grandes chances de ser tudo isso ao contrário.
Outra ressalva. Tudo funciona assim durante o ano todo para quem mora ao sul do trópico de Capricórnio. Para quem está um pouco mais acima, como nós do coração do estado de São Paulo, a técnica do relógio só não funciona cerca de 2 semanas antes até 2 semanas depois do solstício de verão, que será no dia 21 de dezembro, fim da primavera.
Fonte: blog.tocandira.com.br
Mas se você teve a boa vontade de ler até aqui, você merece um desconto de 20% numa atividade da Autidó. Para ganhar esse desconto, você deve comentar este artigo na fanpage da Autidó até amanhã, dia 22 de setembro de 2016, no horário do equinócio de primavera, às 11h21 (hora de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário