quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Os Bastidores de um Campeonato de Orientação

Como foi a preparação para o Campeonato Paulista de Orientação em Agudos

Parece até que uma competição de Orientação está no duelo dos atletas com o terreno e contra o relógio. Mas para proporcionar as condições para esta competição, os trabalhos começam muito antes do primeiro bip do cronômetro de partida.
Vamos tomar como exemplo a recente etapa do XXI Campeonato Paulista de Orientação, ocorrida no dia 11 de setembro, em Agudos. Três áreas são fundamentais para que o campeonato funcione: o mapeamento, a organização do evento e a condição técnica dos atletas.
O primeiro mapeamento da área do Piatan foi feito para a Copa do Brasil, em 2002. De lá para cá, muita coisa mudou, sendo necessário uma atualização desse mapa. Esta foi feita no mês de julho por um experiente mapeador que, inclusive, é bauruense, mas que reside fora há anos: João Manoel Franco.
Com o mapa na mão, entra em ação um produto da nossa terra: a Divisão de Traçado de Percursos da Autidó. Ela foi quem concebeu os percursos tal como foram colocados na competição. Duas semanas antes da prova, os percursos foram testados, ou seja, componentes da Divisão correram os percursos e fizeram os ajustes necessários no mapa e nos traçados.
Além da Divisão de Traçado, muitos outros agentes trabalharam para a organização. O presidente da Federação, Joaquim Picardo, criou os canais de comunicação com a Duratex, com a Autidó, com a Prefeitura e outros apoiadores que permitiram que o evento acontecesse, isso muito antes do mapeamento. O Professor Roberto Paschoa, por exemplo, intermediou todas as necessidades da prova junto ao Executivo municipal. Como esses, existem muitos outros agentes comprometidos.
De nada vale tudo isso funcionar se a condição técnica dos atletas não estiver adequada. Se um atleta se perder durante a prova, estilo "sair da carta", todo o brilho de um bom trabalho será ofuscado. Daí que a preparação técnica de quem vai participar é fundamental para a competição e para o indivíduo.
É justamente neste ponto que a Autidó orgulha-se. Orgulha-se pelos seus pupilos que venceram o desafio de entrar nas matas e completar seus percursos. Foram 15 bravos que se aventuraram por terras desconhecidas. E o resultado foi ótimo em todas as categorias que participaram.
O "ótimo" não fica por conta do bom desempenho de alguns, que obtiveram o melhor tempo em suas categorias, como a Amanda, o Tayguara e o Gustavo. Mas o ótimo vai para todos, porque "todos" usaram a técnica, venceram o terreno e completaram o percurso.
Parabéns!!!
Fonte: Isabel

Fonte: Leandro Kitamura

Fonte: Roberto Paschoa Júnior

Fonte: Rodrigo

Fonte: Rodrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário