quinta-feira, 4 de agosto de 2016

O Pretexto da Orientação



A Orientação como Pretexto

Muitas podem ser as motivações que levam as pessoas a praticar Orientação: contato com a natureza, atividade física mixada com intelectual, o gosto pela aventura, o enfrentamento do desconhecido, usar mapas, espírito competitivo, dentre outras. Nesse texto não vamos falar de nenhuma dessas razões para sair correndo com um mapa na mão.
O assunto aqui é uma das atividades humanas que é intensamente ligada a Orientação: viajar. Porque praticar Orientação é viajar. Não viajar à trabalho, mas como turismo de lazer.
É lógico que todas as motivações listadas estão presentes em maior ou menor escala na decisão de ir fazer Orientação. Mas viajar é um ensaio de férias. E quem não gosta de férias! Aí, o orientista descobre que vai ter competição na praia do Gunga, em Alagoas (IV Copa de Orientação no Nordeste - 2014). Sabe qual é a primeira coisa que ele pensa? Praia, é óbvio!
Fonte – http://www.skyscrapercity.com
 Ainda em 2014, 3ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação. Tudo bem que os gaúchos montam excelentes percursos. Mas quando se sabe que a prova é na Serra Gaúcha, vem à cabeça as paisagens bonitas, estilo europeu, flores, friozinho(zão), lareira, cachoeiras, vinho e ...
Café Colonial - fonte:www.peixeurbano.com.br
Mas por que precisa de uma competição para ir a estes lugares? Em primeiro lugar, a Orientação tem a característica de tirar das sombras lugares que nunca tínhamos ouvido falar e que são sensacionais. Aí, pratica-se um esporte legal num local legal. Como no Campeonato Brasileiro de Orientação, em 2000, na maravilhosa Floresta Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro.
Fonte: www.wordpress.com
E ainda se pode "tirar" uma de atleta que está participando de um campeonato brasileiro (sul-americano, mundial, etc). Pois nisso a Orientação é bem igualitária: o mesmo local que o atleta de elite corre é o mesmo que todos correm.
E então?! Gostaria ser um atleta internacional ao participar do Campeonato Sul-Americano de Orientação, de 27 a 30 de outubro, no Chile? Qual é seu pretexto?
Fonte: www.smartplanet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário