INSCRIÇÕES

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Emoção

A Orientação é um esporte individual.

A maior parte dos desafios deste esporte acontecem dentro da cabeça do indivíduo. O atleta lê, pensa, planeja, executa, erra, conserta, acerta, ..., tudo sozinho! A Orientação é individual ao quadrado.
Quando se compara com outros esportes, percebe-se logo a diferença. Sabe aquele incentivo da torcida? Ou a automotivação por estar na frente da assistência? Existe só na chegada da pista. E olhe lá!!!
E a disputa olhando a cara do adversário? É possível você partir na pista e só voltar a ver um humano na chegada.
A competição com essa interação com outras pessoas dá o ar de "emoção" para a prova. No mundo individualista da Orientação, três arranjos de percursos privilegiam a emoção do tête-à-tête: a perseguição, o revezamento e a micro-Orientação.

A perseguição se faz no último percurso de uma série de pistas. O melhor exemplo deste arranjo é o O-Ringen, a maior competição de Orientação do mundo, na Suécia. Somam-se os tempos das quatro primeiras pistas. Na quinta, a da perseguição, o atleta com o menor tempo somado inicia a pista; o segundo melhor sai na diferença do seu tempo para o do primeiro colocado; o terceiro sai no tempo da sua diferença para o segundo; e assim sucessivamente. A colocação final nessa pista é o resultado final de toda a competição. É uma disputa direta e intensa contra seus adversários, que estão te perseguindo, como você está fazendo com os da frente. Bem bolado, né?!?!

Emoção na disputa: nota 9.
Emoção na torcida: nota 4.
Fonte: worldofo.com

revezamento é a prova menos individual da Orientação. Todos os primeiros atletas saem juntos, o que já difere das provas tradicionais. Os percursos são menos solitários, mas permanecem totalmente individuais. A torcida participa bem nas transições dos atletas e da chegada, pois a ordem de chegada das equipes já é o resultado final.
Emoção na disputa: nota 6.
Emoção na torcida: nota 6.
  
Fonte: worldofo.com
micro-Orientação é uma competição num espaço restrito, como um ginásio. A ideia é ter arquibancadas ao redor. Isto porque a MicrO é um Orientshow, um espetáculo da Orientação. É muito utilizada para demonstrar o esporte. Na mais "emocionante" forma de MicrO, partem 4 atletas adversários para fazer exatamente o mesmo percurso. Quem fizer primeiro, sem erros, ganha. Tudo sob os aplausos e zoaçōes da torcida.
Emoção da disputa: nota 10.
Emoção da torcida: nota 9.



Mas engana-se quem acha que a Orientação é solitária. O pós-pista é da galera, um super entrosamento comunitário. Mas isso é uma outra história.