INSCRIÇÕES

terça-feira, 11 de julho de 2017

Aprendendo Orientação

"Você bilíngue"

O slogan é da escola de idiomas Wizard, mas bem que podia ser da Autidó.
Porque aprender orientação é decifrar o idioma, o idioma que nos localiza no espaço geográfico.
A parte central desta "língua" é a leitura de mapas. A Autidó tem um curso para aprender a ler uma carta topográfica.

O Curso têm 4 módulos:

  • O primeiro é o mais importante de todos: o Treinamento Inicial. O principal objetivo é utilizar as técnicas de leitura de mapas. O aprendizado deste módulo já habilita o indivíduo a participar de uma prova de Orientação na categoria novato.
  • O módulo de Modelado do Terreno foca a leitura do mapa quanto às forma do relevo. Aqui se aprende a ler como as curvas de nível mostram a 3ª dimensão do terreno.
  • O módulo de Bússola ensina sobre este importante acessório de orientação. Na primeira fase, o aprendizado é de operação do aparelho, enquanto a fase seguinte explora a tática de uso da bússola.
  • E, finalmente, a apresentação sobre o esporte. Neste módulo, a instituição Orientação é caracterizada pela suas regras, federações, clubes e competições.
O leitor deve observar que por vezes a palavra "orientação" está escrita com a inicial maiúscula, para diferenciar quando esta atividade se refere ao esporte Orientação. Pois este curso transmite os conhecimentos universais de orientação por meio do aprendizado lúdico do esporte Orientação.
Esta é a razão de esta metodologia ser a preconizada pela Confederação Brasileira de Orientação, com o Curso de Iniciação ao Esporte Orientação homologado pela Federação Paulista de Orientação.
O Curso dota o indivíduo de conhecimentos suficientes para a navegação com mapas topográficos. Se o conhecimento for para o desenvolvimento no esporte Orientação, o atleta já poderá ousar participar de pistas difíceis (nível B) e, com mais experiência, até das pistas tecnicamente muito difíceis (nível A).
Fonte: https://busofhope.files.wordpress.com