quarta-feira, 22 de março de 2017

As Categorias na Orientação

O princípio da competição justa.

Um esporte, para ser esporte, tem competição. Que seja contra outra pessoa, por um índice, contra o relógio. A competição enseja uma disputa. E para que essa disputa seja o mais próximo de algo que a sociedade entende como justo, criam-se as categorias de competição.
Para entender as categorias no esporte Orientação, vamos considerar três divisões gerais dos atletas.

Divisão por sexo Os atletas são divididos em homem e mulher, ou seja, uma mulher nunca estará numa disputa com um homem. Podem até estar fazendo a mesma pista (sem saber). Mas o resultado do homem vai sair numa lista e o da mulher em outra. Para simplificar, a categoria masculina é designada pela letra "H" e a feminina por ... Se você achou que era "M", enganou-se. A letra para as mulheres é "D" de "damas" (há quem diga que é de "divas").

Divisão por idade Os atletas são fatiados por idade. Assim, quem tem 50 anos não vai disputar um mesmo troféu com alguém de 18, apesar de eles estarem fazendo, eventualmente, a mesma pista. A divisão por idade tem oito níveis, assinalados abaixo. Cada nível também tem letras indicativas. Veja:

Idade
Categoria
Indicativo
até 12 anos
Infantil
I
de 13 a 16 anos
Juvenil
J
de 17 a 20 anos
Júnior
JU
qualquer idade
Adulto
A
de 35 a 44 anos
Master
M
de 45 a 54 anos
Sênior
S
de 55 a 64 anos
Veterano
V
acima de 65 anos
VIP
VI

Tem uma regrinha universal para se inscrever de acordo com a idade: faz de conta que o seu aniversário é dia 1º de janeiro. Mesmo que você faça aniversário no dia 31 de dezembro, você estará na categoria certa. Considere isso ao se inscrever na próxima etapa do Campor, em Itapetiniga (02 de abril).

Divisão por nível técnico Não adianta, o componente intelectual é muito presente na Orientação, a ponto de não ser justo colocar um novato no esporte para disputar com um experiente. O nível pleno de técnica é a categoria "A", cujas pistas são consideradas "muito  difícil". Deste nível sai a "nata" da Orientação, aqueles que vão disputar os campeonatos mundiais, representar o clube no mais alto nível, são a elite da Orientação. Daí, são separados e tem uma letra designativa "E". Do outro lado, temos os novatos, acabaram de chegar no esporte, passando por um breve treinamento. São da categoria "N". Finalmente, existe a categoria "B" de pista "difícil", uma transição entre a "N e a "A". Recapitulando, do mais simples para o mais complexo: N - B - A - E.

Vamos exemplificar toda essa salada de letras com um caso hipotético:

Sou mulher
Dama - D




+

Tenho 18 anos
Sou Júnior




+

Já tenho um pouco de prática
Dá pra ir no B




D Júnior B

=
              
  DJUB      A sua categoria
              


 Há, ainda, mais seis categorias. São destinadas àquelas pessoas que querem fazer a acompanhadas:
- HN1 e DN1 para indivíduos até 10 anos;
- HN2 e DN2, de 10 a 14 anos; e
- HN3 e DN3, acima de 15 anos.
Essas categorias são normalmente usadas para se levar alguém para conhecer uma pista de Orientação. Quem vai conhecer a pista estará inscrito numa dessas categorias e terá direito ao acompanhante. O primeiro recebe a carta, o outro não. Os horários de partida dessa categoria não são marcados.
Aproveitando o exemplo da atleta acima, DJUB, ela inscreveu o irmãozinho dela de 12 anos na HN2 para, depois que ela terminar a pista, levá-lo para conhecer uma pista de Orientação (pista que tem nível técnico "N").

O Campeonato Paulista ainda tem duas categoria a mais e diferentes. São as duplas, DPA e DPM. A primeira é para duas pessoas inscritas, de qualquer sexo, com mais de 16 anos. A outra, para menos de 16. Também são pista nível N. Geralmente, quem vai nessas é porque está, ainda, muito inseguro. E, sempre depois que termina, descobre que poderia ter feito essa pista sozinho.

Duas diferenças e uma semelhança entre o acompanhado e a dupla. As diferenças são que, no acompanhado, apenas um se inscreve e não há horário definido de partida; nas duplas, dois se inscrevem (ambos recebem carta) e a dupla tem horário definido de partida. A semelhança é que não concorrem a premiação final do Campeonato.

Mais alguns detalhes.
- A elite só tem para Adulto (A), Juvenil (J) e Júnior (JU).
- Tem o nível técnico N para todas as categorias.
- O Infantil (I) não corre no nível técnico A.
- São 63 categorias no Campeonato Paulista.

Agora, é só se inscrever na Etapa do Campeonato Paulista de Orientação.

Vamos encontrar qual a sua categoria?
Poste aqui no blog, nos comentários abaixo, qual a sopa de letrinhas que define a sua categoria (DVIB, HVA, DJE,HJN, ..., qual?). Se quiser, exponha seu cálculo (como aquele ali em cima). Aproveite para tirar dúvidas.

Um comentário:

  1. Excelente explicação! Realmente é muito confuso pra quem está entrando! No meu caso, acabei de virar Senior! Mas mesmo tendo feito algumas corridas, nunca peguei o jeito. Vou ficar no N ainda.

    ResponderExcluir