quinta-feira, 28 de abril de 2016

Modelado do Terreno - Treinamento de Curva de Nível

Continuação da postagem anterior: Sua Excelência, a curva de nível

A curva de nível é uma linha que liga os pontos vizinhos de mesma altitude (em relação ao nível do mar). A sua função é transmitir ao leitor do mapa uma noção precisa do formato do relevo, a modo como o relevo se apresenta, as reentrâncias e protuberâncias do terreno. Enfim, o medelado do terreno.
A representação do relevo por intermédio das curvas de nível ganha uma cor padronizada em todos os tipos de mapa. A cor sépia.
Cabe uma prudente descrição para os homens: sépia é marrom. Não se preocupe em definir ocre ou fúcsia, pois estas cores não são comuns nesta área.

Para conhecer todos os detalhes da curva de nível e deixar que o terreno "converse" com você, participe deste treinamento, Modelado do Terreno.
Ele será realizado numa fazenda em Piratininga, 13 quilômetro do centro de Bauru.
Como é numa área rural, será necessário que os participantes estejam trajando roupas que protejam as pernas, ou seja, calça comprida. Pode ser uma daquelas que se usa em malhação. A finalidade é proteger a pele das pernas do contato com o vegetação rasteira.
Outro aprendizado legal desta oportunidade é que será necessário a utilização de bússola. Pode ser qualquer bússola que tenha uma agulha que aponta para a direção norte-sul. Se estiver muito difícil conseguir uma, existem aplicativos de smatphone que a disponibilizam.
O treinamento será no domingo, dia 1º de maio, pela manhã, das 09:30h às 12:00h.
O ponto de encontro é na estrada de acesso à Piratininga. Vindo pela rodovia Bauru-Ipaussu (rodovia João Baptista Cabral Rennó), é só entrar no trevo de acesso a Piratininga (km 246) que o local de reunião é por ali. Mas vindo por dentro, pela estrada que liga Bauru a Piratininga, é só pegar a saída para a Bauru-Ipaussu que o local de encontro é pouco antes de chegar na rodovia.
A inscrição deve ser feita no formulário abaixo, até às 10 horas da manhã de sábado, dia 30 de abril. Isso para haja tempo de serem impressos os mapas necessários, sem desperdício.
Ah, importante: a inscrição custa R$ 12,00 (doze reais) a qual poderá ser paga durante o treinamento. Mas se você se inscrever, não vá faltar, pois os gastos para a sua participação já estarão sendo feitos "por conta".

Nenhum comentário:

Postar um comentário